link

1

"A vida é um moinho"

O grande cantor e compositor Cartola, em umas das suas belíssimas canções, diz que: "a vida é um moinho e vai triturar os seus sonhos mais mesquinhos". A vida é muito complicada de viver, pois projetamos tantas coisas que no final das contas o que conseguimos alcançar é apenas uma pequena parte do que desejamos, e por muitas vezes não conseguimos nada.
A sociedade atual nos impõe um estilo de vida que é a busca pelo prazer a todo custo, não importando o meio pelo qual, eu utilizo para chegar a determinado fim. Nessa busca exagerada pelo prazer, mutilamos aquilo que é de mais essencial na vida, o ser humano, por essa felicidade eu sou capaz de destruir e matar o ser humano, sou capaz de fazer coisas terríveis até contra a minha própria integridade física. Vivemos no tempo da ditadura da beleza, que padrões de beleza são impostos, que determina o estilo e a forma como a pessoa tem que se comportar, se vestir, que determina os locais e as pessoas que você deve andar, que tipo de bebida você deve consumir. Quando não conseguimos atingir esse padrão estabelecido, "o moinho da vida nos tritura", levando a um sentimento de exclusão, mas não só ao um sentimento, mais também, a uma exclusão de fato. 
Quando olhamos o outro como ser humano, como uma pessoa distinta e diferente, sendo a diferencia a maior beleza que possa existir, construímos uma sociedade que não rótulas as pessoas, que não proíbe o ir e vir do ser humano, que diz: fulano é melhor do que cicrano. Construímos uma sociedade que acolhe o outro na sua diferença, que vê o ser humano na sua “essência”, que respeita os limites e as fraquezas, enfim, com essa forma de vida nos tornamos mais humano, mais pessoa, mais cidadão.
Como é bom fazer o outro feliz, principalmente uma pessoa que a vida o privou de muitas coisas que pra nós é “essencial”, ou que a sociedade taxa de normal; como é bom ver no sorriso de uma pessoa respostas para continuar vivendo, como bom mostra ao outro um mundo totalmente diferente do que ele está habituado
. 
Na flor, na pureza e na beleza da inocência de uma criança, juntamente com a caridade e amor ao próximo é que construiremos um mundo melhor.  Esse, sem dúvida, é a forma de viver a beleza da vida, percebendo nas pequenas coisas o sentindo da vida, que a vida só em plena se conseguimos viver nessa caridade, olhando e respeitando o diferente. Eis aí uma forma de não ser "triturado pelo moinho" da vida.

1 comentários:

Paulo Sousa

Uma curiosidade que já ouvi de algumas pessoas sobre a música "o mundo é um moinho" do CARTOLA essa música ele teria feito para sua filha que tinha escolhido ser uma mulher da vida "prostituta" quando ele diz:

“Ainda é cedo amor, mal começas-te a conhecer a vida,já anuncias a hora da partida, sem saber mesmo o rumo que irás tomar, preste atenção querida, embora eu saiba que estás resolvida, em cada esquina cai um pouco a tua vida, em pouco tempo não serás mas o que és”

Seria como se fosse um conselho de pai para filha mais ou menos isso.