link

1

Formação dos futuros presbíteros da Igreja no Brasil

A CNBB publicou o mais novo documento das Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil. O texto foi aprovado na 48ª Assembléia Geral da CNBB, em Maio de 2010 e a partir de então deve entrar em vigor em todos os Seminários diocesanos e interdiocesanos ou outras casas de formação presbiteral bem como nos órgãos diocesanos de qualificação permanente de todos os Sacerdotes.
A Conferência Episcopal Brasileira considerou necessária a elaboração desse documento mediante as exigências culturais e sociais dos tempos hodiernos. Assim, a preocupação dos bispos se deve profundamente pela necessidade de se ter uma Igreja marcada pelo espírito apostólica missionária comprometida com o empenho da nova evangelização refletido na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e caribenho, impregnada de elementos da sã doutrina. Na esperança de enriquecer a formação espiritual, humano-afetiva, intelectual e pastoral, o documento foi pensado na ocasião em que a Igreja celebrava os 150 anos da morte do Santo Cura D´Ars, padroeiro dos padres. Além disso, os bispos quiseram expressar a comunhão com o pensamento do Santo Padre o Papa Bento XVI no que diz respeito o tempo de seminário: “o seminário é tempo de caminho, de busca, mas, sobretudo, de descoberta de Cristo”... (Bento XVI, Aos Seminaristas em Colônia 19.08.05)        
As Diretrizes têm o objetivo de fazer com que o anúncio do Reino de Deus seja feito de forma eficácia para todo o povo de Deus; que todos os Sacerdotes despertem o desejo de serem coordenadores e animadores de fé e amor em meio a tantos desafios causados numa sociedade que enfrenta as mudanças de épocas, mas que nunca perda de vista o verdadeiro sentido, de serem pastores do povo de Deus, servidores da vida.